sexta-feira, 30 de maio de 2014

Processo de Formação e Transformação das Rochas

    
    Formação:
  • Rochas magmáticas:

Primeiras rochas do planeta, formadas a partir do esfriamento (solidificação) do magma central da Terra. Quando este ocorre no interior da Terra o resfriamento do magma é lento, formando cristais e dando origem as rochas magmáticas intrusivas. Já quando este processo acontece na camada exterior da Terra, ele se concretiza mais rapidamente e recebe o nome de rochas magmáticas extrusivas.
  • Rochas sedimentares:

Formadas através de resíduos da erosão de rochas primitivas que foram sendo acumulados, camadas por camadas, em depressões na litosfera dando origem as mesmas.
  • Rochas metamórficas:

Rochas magmáticas e sedimentares colocadas em altas temperaturas e pressão fragmentaram-se e formaram as rochas metamórficas.

Transformação:

1ª Rochas Magmáticas em Sedimentares:
Através da ação dos agentes externos, como a água, os ventos, exposição ao sol e etc. Na superfície essas rochas sofrem mudanças e vão alterando suas características, e isto é chamado de intemperismo.

2ª Rochas Sedimentares em Metamórficas:
Pelo processo chamado de metamorfismo essas rochas sofrem ação da pressão e extrema temperatura. Tornando-as mais duras e transformando-as.

3ª Metamórficas em Magmáticas:
Novamente com o aumento de pressão e temperatura, as rochas metamórficas derretem formando lavas e com o endurecimento do mesmo formam as rochas magmáticas. Este processo é conhecido como fusão.

4ª Rocha pré-existente:
Quando as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas sofrem ação do intemperismo e formam sedimentos que são transportados e depostos. Após isso, através da litificação esses grãos de sedimentos são cimentados e compactados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turma 1K 2014

Este blog, foi construído para fins escolares pela turma 1K de 2014 da Escola Sesc de Ensino Médio. Esperamos ter ajudado você!