No Brasil, a
extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por uma atividade
denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita
e etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de
rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies
fluviais, principalmente nas Bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai.
O garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem.
Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura.
O ferro, cuja a reserva brasileira representa a sexta maior do mundo com elevada qualidade, possui uma importante representatividade para o país. O Manganês é um produto que só tem crescido no território brasileiro.
Nos estados de Amazonas e Rondônia estão as principais áreas de produção de Estanho, minério também utilizado na composição do aço nas indústrias. Minas Gerais é o estado produtor do minério na região do Ferrífero. Bahia e Pará concentram a produção de Cobre. O Ouro no Brasil é encontrado em jazidas e na forma de aluvião atende ao mercado interno e externo. Minas Gerais, Amazonas e Goiás são detentores da produção de Nióbio. O Brasil possui quase a totalidade mundial de Quartzo em estado natural. E ele está em terceiro lugar na produção mundial de Alumínio e possui um elevado índice de reciclagem do produto.
Fontes:
pt.wikipedia.org/wiki/mineração
pt.wikipedia.org/wiki/mineração
http://www.infoescola.com/geografia/extrativismo-mineral-no-brasil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário