sexta-feira, 30 de maio de 2014

Importância do Estudo das Rochas

A estrutura geológica é extremamente importante na 
formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo.
 Para compreender a estrutura geológica de um lugar é preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local.

               

                                         Definição
 Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre.

          

           

Tipos de rochas


  • Magmáticas: São aquelas formadas a partir do resfriamento do magma pastoso. Possuem dois tipos:
Extrusivas- magma solidificado na superfície 
                                                          (Basalto)

Intrusivas- magma solidificado em grandes profundidades


·         Sedimentares: Formadas a partir da sedimentação de partículas de rochas antigas. Existem três tipos:

  •     Clásticas- Formados de detritos de rochas

                                           (Arenito)

  • Orgânicas- Formado por restos de animais e vegetais mortos
                                            (Calcário)

  • Químicas- Acontece quando uma quantidade de minerais dissolvidos na água, conseguem se solidificar
                                    (Estalagmites)


  • Metamórficas: Rochas que foram expostas a altas temperaturas e pressões e sofreram modificações.
                                          (Quartzo)


  • Gnaisse- Rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos de granitos

                                          (Gnaisse)

Processo de Formação e Transformação das Rochas

    
    Formação:
  • Rochas magmáticas:

Primeiras rochas do planeta, formadas a partir do esfriamento (solidificação) do magma central da Terra. Quando este ocorre no interior da Terra o resfriamento do magma é lento, formando cristais e dando origem as rochas magmáticas intrusivas. Já quando este processo acontece na camada exterior da Terra, ele se concretiza mais rapidamente e recebe o nome de rochas magmáticas extrusivas.
  • Rochas sedimentares:

Formadas através de resíduos da erosão de rochas primitivas que foram sendo acumulados, camadas por camadas, em depressões na litosfera dando origem as mesmas.
  • Rochas metamórficas:

Rochas magmáticas e sedimentares colocadas em altas temperaturas e pressão fragmentaram-se e formaram as rochas metamórficas.

Transformação:

1ª Rochas Magmáticas em Sedimentares:
Através da ação dos agentes externos, como a água, os ventos, exposição ao sol e etc. Na superfície essas rochas sofrem mudanças e vão alterando suas características, e isto é chamado de intemperismo.

2ª Rochas Sedimentares em Metamórficas:
Pelo processo chamado de metamorfismo essas rochas sofrem ação da pressão e extrema temperatura. Tornando-as mais duras e transformando-as.

3ª Metamórficas em Magmáticas:
Novamente com o aumento de pressão e temperatura, as rochas metamórficas derretem formando lavas e com o endurecimento do mesmo formam as rochas magmáticas. Este processo é conhecido como fusão.

4ª Rocha pré-existente:
Quando as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas sofrem ação do intemperismo e formam sedimentos que são transportados e depostos. Após isso, através da litificação esses grãos de sedimentos são cimentados e compactados.

Atividade Mineral

 No Brasil, a extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por uma atividade denominada de garimpo, nela são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita e etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas Bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai.


O garimpo mecanizado produz profundos impactos nos ambientes fluviais, destruindo as margens dos rios e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com aplicação de mercúrio e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois os rios são assoreados, a fauna é contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem. 
 
Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura.

 O ferro, cuja a reserva brasileira representa a sexta maior do mundo com elevada qualidade, possui uma importante representatividade para o país. O Manganês é um produto que só tem crescido no território brasileiro.


 Nos estados de Amazonas e Rondônia estão as principais áreas de produção de Estanho, minério também utilizado na composição do aço nas indústrias. Minas Gerais é o estado produtor do minério na região do Ferrífero. Bahia e Pará concentram a produção de Cobre.  O Ouro no Brasil é encontrado em jazidas e na forma de aluvião atende ao mercado interno e externo. Minas Gerais, Amazonas e Goiás são detentores da produção de Nióbio. O Brasil possui quase a totalidade mundial de Quartzo em estado natural. E ele está em terceiro lugar na produção mundial de Alumínio e possui um elevado índice de reciclagem do produto.

Fontes:

pt.wikipedia.org/wiki/mineração


http://www.infoescola.com/geografia/extrativismo-mineral-no-brasil/

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Praia do Forno

  • Formação do cabo: Há cerca de um milhão de anos os ventos, as correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas - atualmente conhecidas como morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia -, incorporando-as ao continente e formando, assim, o cabo onde se situa a cidade.        
  • Primeiros habitantes: Eles eram nômades e chegaram à região há cerca de cinco mil anos. Viviam em pequenos grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.
  • Ocupação indígena: Os tamoios eram, na época da chegada dos portugueses, os habitantes mais comuns da região, embora existissem, também, tribos de outras vertentes tupinambás. Essas tribos consumiam, basicamente, peixes e crustáceos, e complementavam a dieta com o consumo da mandioca e com os animais da caça. A produção de cerâmica se destacava nessas tribos, que também marcaram participação nos conflitos que viriam a ocorrer entre portugueses e corsários, principalmente franceses.
  • A praia possui esse nome, pois a areia possui a superfície mais "quente" e tem grande quantidade de ferro.  



 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Praia de Búzios

        No litoral sul do brasil, município de Búzios. Visitamos duas extremidades da praia de Geribá, onde ocorreu o fenômeno importantíssimo para a história geológica do mundo.

    • O himalaia brasileiro e a ponta da lagoinha são resultados da abertura do atlântico, que ocorreu devido ao movimento divergente das placas tectônicas. 
    • Este fenômeno causou a separação do supercontinente, chamado Pangeia.                
    • Neste local, é possível encontrar uma grande diversidade de rochas, dentre elas está o Basalto, que surgiu durante a separação do atlântico, quando o magma subiu até a superfície e solidificou-se, há 520 milhões de anos atrás.




    Turma 1K 2014

    Este blog, foi construído para fins escolares pela turma 1K de 2014 da Escola Sesc de Ensino Médio. Esperamos ter ajudado você!